Niassa: Conflitos de terra abalam o distrito de Nipepe

 

Com a entrada da empresa DH Mining Development limited, exploradora de recursos naturais (grafite), naquela parcela do distrito, província de Niassa, norte de Moçambique os moradores ficaram agastados com a evacuação das suas zonas de produção.

Recentemente, a empresa se confrontou com a população da sede distrital, durante uma das actividades de consulta comunitária realizada em parceria com o governo distrital, que proíbe a entrega de uma área de aproximadamente 250 hectares para que a empresa explore, com o intuito de, futuramente, criar blocos de machambas para a população reassentada de Muichi, zona que está sendo evacuada com promessas de indemnização, por ser uma área com grandes quantidades de grafite.

De acordo com Pedro da Concessão Jeremias, responsável da empresa DH Mining, a consulta comunitária teve como objetivo negociar com a população a cessão da área em questão.

"Viemos pedir à população organizada aquele espaço até o mês de Junho, visto que a maior parte da população presente já lançou as sementes. No entanto, se colaborarmos até Junho próximo, o nosso pedido deverá ser concretizado."

Por sua vez, a população recusou, afirmando que essa área é destinada à produção agrícola, e é dessa actividade que conseguem a sobrevivência familiar.

Tina Caísse, uma moradora do bairro Muahagi, arredores da sede de Nipepe, disse: "Estou há mais de 35 anos explorando essas zonas na agricultura. Através dos resultados dos produtos neles colhidos, consigo colocar meus filhos na escola, comprar utensílios domésticos, entre outros. Com isso, não aceitamos ceder a área, porque não vejo outros meios de sobrevivência", lamentou.

Entretanto, o administrador do distrito de Nipepe, Sérgio Agostinho Igua, que esteve presente para testemunhar a actividade da consulta comunitária, afirmou que o governo levará em consideração as palavras da população que recusou a entrega das áreas.

Igua, na ocasião, ordenou à empresa que procurasse outro espaço para o efeito.

"Ouvimos tudo o que a empresa falou aqui e também acompanhamos os lamentos da nossa população. Como governo, não vamos permitir que as áreas recusadas pela liderança sejam cedidas à DH Mining para sua exploração, a não ser que a empresa identifique outras zonas que a população não utilize", frisou o governante.

Ressaltar que essa actividade de consulta comunitária ocorreu no dia 13/01/2025, na zona de reassentamento da população de Muichi, em Nipepe. (Ma Mataca)

 

 

"Cada leitura é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Ao compartilhar conhecimento e histórias inspiradoras, ajudamos a construir uma comunidade mais forte e unida. Não guarde para si o que pode fazer a diferença na vida de outra pessoa. Leia, compartilhe e espalhe a inspiração! Juntos, podemos transformar a realidade ao nosso redor."

Post a Comment

0 Comments