Neste momento, a principal prioridade da população de Cabo Delgado é o fim do terrorismo embora a corrupção que compromete o bem estar social faz parte da grandes preocupações.
As autoridades afirmam estar em prontidão durante um mês, contudo, não há garantia de que neste período será o fim dos ataques terroristas. Ou seja, as operações não garantem que o novo ano vai começar sem o terrorismo em Cabo Delgado, e, passado este período, as coisas podem ficar nas mesmas.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) lançou, nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025, a Operação Festas Seguras 2025–2026, com o objectivo de reforçar a segurança e a tranquilidade públicas durante a quadra festiva.
A operação abrange toda a província de Cabo Delgado. A concentração das forças teve lugar nas instalações do Comando Provincial da PRM, na cidade de Pemba, na manhã do dia 15 do corrente mês.
A operação decorre de 15 de dezembro a 15 de janeiro, perfazendo um mês, e envolve várias instituições do Estado. A sua atuação incide no controlo de estradas, praias, aeroportos e fronteiras existentes na província de Cabo Delgado.
A formatura foi dirigida pelo Comandante Provincial da PRM em Cabo Delgado, Assane Fikir Nyto. A iniciativa visa prevenir a criminalidade, combater o terrorismo e garantir a livre circulação de pessoas e bens.
A PRM apela à colaboração da população, incentivando a denúncia de comportamentos que atentem contra a ordem e a segurança públicas, com vista a garantir uma quadra festiva tranquila e segura para todos.
Ainda no mesmo dia, a PRM já se encontrava posicionada em diversos pontos da cidade de Pemba, nomeadamente nos bairros, mercados, praias e outros locais considerados sensíveis. Nos distritos da província, também haverá reforço policial para prevenir e responder a quaisquer situações de desordem.
Todas as especialidades da Polícia da República de Moçambique estiveram presentes e serão as mesmas que irão garantir a segurança na cidade de Pemba e nos distritos da província. A imprensa também marcou presença no local. (BP)


0 Comments