Após o ciclone CHIDO: Faltam de carteiras nas salas de aula em Sambene em Mecúfi

Duas salas de aula na localidade de Sambene, no distrito de Mecúfi, na província de Cabo Delgado, estão sem carteiras, dificultando o processo de ensino-aprendizagem para os alunos.

Durante a passagem do Ciclone CHIDO pelo distrito de Mecúfi, aproximadamente 146 salas de aula foram destruídas. Dentre elas, 75 eram salas convencionais, 34 mistas, 7 precárias e 45 ficaram completamente destruídas.

De acordo com Florêncio Américo Virica, diretor da Escola Básica de Sambene, o ano lectivo escolar está a decorrer de forma satisfatória, mas com o grande desafio da falta de carteiras. O apoio recebido para a reconstrução das salas retirou o teto das salas de aula, o que fez com que as carteiras ficassem molhadas e acabassem se destruindo. Como consequência, os alunos estão tendo aulas ao ar livre, sem a devida infra-estrutura.

A situação é ainda mais agravada pela falta de madeira para a reposição das carteiras. Apesar de Moçambique ser um país rico em recursos florestais, a madeira extraída, muitas vezes, é exportada para países como a China, enquanto no próprio território nacional há dificuldades para suprir as necessidades locais. Libério Dinis

Post a Comment

0 Comments