Aumentam dificuldades da travessia do rio Monapo

A partir do dia 10/04/2025 no rio Monapo que se encontra em Namialo no distrito de Meconta província de Nampula a situação está muito complicado para os passageiros, naturais e residentes dessa zona as vezes até as autoridades locais que controlam essa passagem do sítio.

 

Até tarde do dia 11/04/2025 às embarcações paralisaram as suas actividades quando era 130 minutos por causa do desentendimentos dos proprietários das embarcações que estão operando nesse local. Daí a situação ficou muito complicado para os passageiros principalmente para as pessoas que chegaram acima de 15:30 minutos.

 

Depois de acontecer aquilo arranjaram uma alternativa de passar na água usando seus próprios pés e água até no pescoço

mas é uma alternativa muito perigoso para próprias vidas das pessoas. Para as pessoas que tinham ou têm bagagem ou usam jovens para atravessar com as bagagens 150 a 200 MTS cada viagem.

 

Outra alternativa que sempre usaram é a escada mas também é muito perigoso pior quando são mulheres. Nessas escadas as trabalhadores não têm um valor exacto para a passagem, quando são as locais pagam 20mts e quando viajantes começa de 100mts para cima é a mesma coisa nas noites até chega 300mts cada pessoa.

 

E hoje dia 12 a situação está diferente porque água já encheu as vezes o rio se comportando tipo mar desde manhã a água está cheia e a passagem das pessoas a pé com bagagens na cabeça já parou esperando água vazar si possível. E nessas embarcações algumas pessoas pagam para atravessar aos capitães das embarcações sem conhecimento das autoridades competentes do local.

 

Mas é um assunto que as autoridades competentes do local recebem as reclamações com os passageiros mas mesmo assim nada se resolve. Agora os residentes mas próximos dessa ponte estão com dificuldade de atravessar para outras margem, outras pessoas saiem das casas 03 horas mas chegam 09 horas sem travessar e abandonam a viagem.

 

Em Nampula para assunto de comida é barato diferente mas não é isso que está acontecer nesse local si não tem 150 a 200mts prato não tem refeição, mas comida sem qualidade nem quantidade. É um lugar até que as mulheres vendedoras de sexo estão no terreno a controlar os homens que querem satisfazer seus vícios. Nenhum dia que o governo do posto administrativo de Namialo nem do distrito fizeram presentes para ver e ouvir de perto esses acontecimentos.

 

A Empresa Nagi e Está na Moda já não estão para ajudar a população mas sim estão a fazer dinheiro. Depois de passar seus clientes eles não se preocupam muito de transportar população só se preocupam em levar carga que vem de Nampula/Cabo Delgado.

 

No total nessa ponte tem 3 passagens fora de barco e escada tem canoas que transporta tudo pessoas, cargas e mais. E quando homens de barcos param de fazer suas actividades ele aumentam seus preços pior ontem e hoje. Desde começou essa situação somente ontem é que vimos a impressa no local (STV).

 

Tem alunos que já estão a um mês sem chegar na escola por falta de condições para atravessar todos dias si vai na escola sem pagar ao regresso encontra todas vias estão complicadas para passagem. É uma situação que poderia reagir a província porque mesmo o distrito não capacidade de resolver todos esses problemas que está acontecendo dia pós dia. Nenhum barco do estado que está no rio Monapo a ajudar a população e nem ajuda de combustível para os barcos que operam.

 

No dia 10/04/2025 a chefia máxima da província da infra-estrutura esteve no local para ver o trabalho que está sendo feito na ponte com a empresa que a Mozanorte ainda não conhece nome. Em Namialo muito jovens mudaram nas suas casas para fazer dinheiro nesse lugar e muitos agradecem e rezam para não terminar agora a reconstrução dessa ponte e nem outra alternativa que está sendo feita com  a empresa Sana. (BP)

Post a Comment

0 Comments