Distrito de Lago: administrador ameaça rescindir contratos com exploradores mineiros de Lupiliche

O dirigente ainda considera que os exploradores nada fazem para benefício da população que tem desafios de infra-estruturas sócias além de viver em extrema condição de pobreza. Mozanorte, apurou que muito ouro esta sendo levado para fora do distrito, incluindo no estrangeiro, neste caso da Tanzania.

Na última quarta-feira, 16 de Abril corrente, o administrador do distrito do Lago, André Emanuel Luendo, dirigiu uma reunião com os garimpeiros que exploram ouro em Lupilichi, com objectivo de discutir soluções das preocupações das comunidades locais em relação aos benefícios da exploração naquela localidade do posto Administrativo de Cobué.

Maria Mbeu, uma das residentes de Cobué, mostrou-se agastada por falta de benefícios directos das operações mineiras em Lupiliche.

Maria, diz não fazer sentido as comunidades consumir água imprópria, sem vias de acesso, sem sinal de telefonia móvel, entre outras preocupações, enquanto o posto administrativo é rico em ouro e há empresas e associações que exploram.

"Em Lupiliche estão lá empresas que exploram ouro, incluindo Chineses, mas nada estão a fazer, nem o dinheiro que eles pagam não sabemos onde vai! Em Wikihi, nem antena de telefonia móvel não existe, consomem água imprópria, estrada nem digo", lamentou.

Por outro lado Maria Mbeu, falou do desemprego e falta de projectos naquele posto administrativo e afirma que tem acompanhado que nos outros postos administrativos há projectos que apoiam as populações, mas Cobué está esquecido.

André Emanuel Luendo, administrador do distrito, também mostrou-se muito preocupado pelas condições precárias em que vivem as comunidades do posto administrativo de Cobué, enquanto há riqueza que saí todos os dias, isto por falta de honestidade por parte dos garimpeiros, que não cumprem com as suas obrigações e promessas de construir infra-estruturas públicas, por forma a satisfazer as necessidades da população.

Por fim, Luendo afirmou que se até final deste ano não haver cumprimento das promessas e responsabilidades dos garimpeiros, o governo vai retirar as licenças aos garimpeiros e esses terão que abandonar Lupiliche. (Davide Muianga)

Post a Comment

0 Comments