Fracasso de chuva ameaça produção agrícola em Mpaka distrito de Balama

A população da localidade de Mpaka, no Posto Administrativo de Mavala, distrito de Balama, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, manifesta preocupação com a fraca queda de chuva durante a presente campanha agrícola 2024/2025, o que poderá comprometer severamente a produção de alimentos na região.

Segundo relatos de moradores como Adolfo Rui e Joana Manuel, a irregularidade das chuvas está a afectar negativamente o cultivo de culturas essenciais como milho, soja, mapira e, principalmente, gergelim, considerada a cultura de maior rendimento na zona.

“Todas as culturas que estamos a praticar nesta área estão fracas. A situação é preocupante, especialmente para o gergelim, que é a cultura mais valorizada aqui. Neste momento, já não temos esperança de obter uma boa colheita”, lamentou Adolfo Rui.

Os residentes comparam a actual situação com o mesmo período do ano passado, quando houve melhor distribuição das chuvas e, consequentemente, maior produção agrícola. Na altura, o rendimento da soja e do gergelim permitiu a muitas famílias adquirir materiais escolares para os seus filhos e garantir alguma estabilidade financeira.

As comunidades locais temem que, se a situação persistir, aumentem os níveis de insegurança alimentar e dificuldades económicas para as famílias que dependem essencialmente da agricultura de subsistência. (Fadila Buruhane))

 

Post a Comment

0 Comments