Jornalistas sentiram-se incomodados após interpelação pelas FDS

Na sexta-feira, 27 de junho de 2025, um grupo de 15 jornalistas moçambicanos que partiu da cidade de Pemba foi interpelado por forças de defesa e segurança no posto de controlo de Miangalewa, em Muidumbe, província de Cabo Delgado, acusados de violar barreiras militares.

Nos últimos dias, várias cancelas foram criadas ao longo da estrada nacional número 380 pelos militares ou agentes da unidade de intervenção rápida e pelos membros da Força Local.

Com o destino na vila de Mueda, alegadamente os jornalistas passaram onde estão posições das FDS sem autorização, o que levou os militares a reagir e considerar como uma decisão que não valoriza o seu trabalho.

Trata-se de jornalistas de órgãos públicos e privados baseado e representados na cidade.

Um jornalista, contou que todos eles foram forçados a ajoelhar-se, revistados e fotografados sem explicações claras pelos militares.

Antes de Miangalewa, os jornalistas trabalharam na vila de Macomia, onde além de captar imagens entrevistaram o administrador local

No entanto, outro jornalista considera que tais acções são práticas normais em locais de coflito, embora o cenário de violência armada em Cabo Delgado, não tenha sido declarado um sítio de guerra.. Mozanorte

Post a Comment

1 Comments

  1. Algo normal com revistas à joelho? Hooo, jornalista normal!

    ReplyDelete