Novo mercado de peixe em Mocímboa da praia: desta vez não foram ruandeses

 

Uma reconstrução liderada pela OIM trouxe melhores condições de trabalho e segurança alimentar à aos comerciantes da comunidade de Nanduadua, na Vila de Mocímboa da Praia, que desde segunda-feira têm novo Mercado de Peixe.

Trata-se de uma infraestrutura moderna reconstruída pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com o Conselho Municipal local.

Segundo um Comunicado do CMVMP, a cerimónia de entrega foi conduzida pela Presidente do Conselho Municipal, Helena Bandeira, que destacou a relevância do mercado para a melhoria das condições de vida e de trabalho na região. 

“Esta infraestrutura vai minimizar o sofrimento dos comerciantes, que antes vendiam peixe nas ruas, sem mínimas condições de higiene e conservação”, afirmou a autarca, expressando também a sua gratidão à OIM pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do município.

De acordo com o comunicado, o novo mercado tem capacidade para acolher 30 vendedores e está equipado com um pavilhão moderno, dreno, lavatório de pescado, sistema de refrigeração, tanque cisterna com ligação à rede de água da AIAS, tanque elevado de 1500 litros e uma bomba submersiva. 

A estrutura conta ainda com um eficiente sistema de drenagem e iluminação solar interna, alimentada por painéis solares, promovendo sustentabilidade e segurança no local.

A população e os comerciantes locais manifestaram grande satisfação com a nova infraestrutura, sublinhando que, além de melhorar as condições de venda e conservação do pescado, o mercado reduz consideravelmente o esforço físico e os riscos anteriormente enfrentados, como a necessidade de se deslocar até o mercado de Zalala. 

“Agora nossas crianças já não correm risco ao atravessar a estrada para comprar peixe, e nossas vendas certamente irão melhorar”, afirmou um dos comerciantes. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments