Os doentes internados no Hospital Distrital de Chiúre, nas salas da enfermaria de medicina, partilham a mesma casa de banho feminina tanto homens como mulheres situação que causa desconforto aos internados naquele que é o maior hospital do distrito.
Para além do uso colectivo, a higiene e o saneamento não são adequados para um ambiente hospitalar apropriado. Segundo fontes ouvidas pelo Mozanorte, essa situação desagrada a todos, tendo em conta que cada paciente tem a sua própria patologia e, além disso, a mistura de homens e mulheres adultos na mesma casa de banho, num espaço público, é preocupante.
“Essa situação não é boa. Por exemplo, eu sou acompanhante e estou aqui com a minha mãe, que não consegue fazer nada sozinha nem andar, nem tomar banho. Quando vamos lá para dar banho, de repente, vemos homens a entrar também, querendo fazer as suas necessidades. Tem sido uma confusão, porque nós, mulheres, demoramos muito tempo na casa de banho. Existe outra casa de banho, mas está fechada e era destinada aos homens. Assim, parece que estão a penalizar os homens”, disse uma acompanhante de uma paciente internada na enfermaria feminina.
O Hospital Distrital de Chiúre é o maior do
distrito, recebendo doentes de outras unidades sanitárias e centros de saúde
dos postos administrativos e dos distritos vizinhos da zona norte da província
de Cabo Delgado. Mozanorte
0 Comments