O distrito de Liúpo, província de Nampula, que se localiza na zona costeira, regista muitos casos de violência doméstica, mas as autoridades locais não divulgam e, às vezes, as vítimas não sabem onde recorrer, ou as zonas onde têm acontecido são muito distantes das autoridades policiais.
Ontem, às 7h50min do dia 12 de agosto de 2025, o chefe da secção de atendimento à vítima de violência doméstica de Liúpo, juntamente com o Comandante Distrital, realizou uma palestra na Escola Primária de Narava, disseram fontes da comunidade.
Confirmaram que no encontro foi divulgada a Lei da Família 22/2019 e a Lei 07/2008 de promoção e protecção dos direitos da criança.
No mesmo encontro, foi abordado sobre a denúncia de casos de violência que a cada dia ocorrem nas comunidades.
De acordo com as fontes, os participantes falaram muito e agradeceram pela iniciativa do comando distrital, visto que a violência doméstica tem acontecido muito nas escolas do distrito "Eles gostaram da palestra e pediram que não parasse por aí, que fosse estendida aos hospitais do distrito e a outras instituições existentes"afirmou um dos contactados.
Outra fonte, anotou que o chefe daquela área alertou os professores e líderes de todas as zonas para ajudar a transmitir essa informação e, no caso de acontecer qualquer incidente em sua área, comunicar às autoridades competentes.
Participaram 67 pessoas, sendo 46 homens e 21 mulheres (alunos de ambos os sexos, professores, coletivo da direcção da escola e líderes comunitários daquela área). O encontro terminou 9h15min. (BP)

0 Comments