Mecúfi: um morto e dois feridos graves em conflitos relacionados com a cólera

 


A madrugada desta segunda-feira (26) foi marcada por um acto de violência no distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado. A situação resultou na morte de uma pessoa e no ferimento grave de outras duas, entre as quais um membro da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Os incidentes ocorreram nas aldeias de Murebue e Muaria. Em Murebue, um jovem foi morto após ser acusado de ser responsável pela propagação da cólera. Já em Muaria, um agente da PRM foi espancado enquanto tentava socorrer um jovem que estava a ser agredido pela população, também acusado de propagar a doença.

Informações chegadas ao Mozanorte indicam que tanto o jovem como o agente da PRM encontram-se em estado grave, após terem sido submetidos a várias agressões, estando ambos internados no centro de saúde de Mecúfi-sede, a maior unidade sanitária do distrito.

Até à manhã desta segunda-feira, a situação aparentava estar calma, no entanto, as autoridades mantêm-se em prontidão para responder a qualquer eventual ameaça, enquanto decorrem esforços para responsabilizar os autores dos confrontos.

Por outro lado, fontes locais referem que os populares permanecem vigilantes e optam pela autodefesa, alegando não confiar nas autoridades, por acreditarem que estas detêm informações sobre a origem e a propagação da cólera.

Neste momento, para além de Mecúfi, a cólera encontra-se declarada também nos distritos de Pemba e Metuge. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments