Queimadas descontroladas viraram moda no distrito de Macomia

 

A prática de queimadas descontroladas continua a ser uma grande preocupação para o progresso rumo ao desenvolvimento das comunidades rurais, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado. 

No distrito de Macomia, por exemplo, cerca de 40% da riqueza natural e faunística é dizimada anualmente. No sábado, um indivíduo desconhecido lançou fogo e afectou alguns campos de produção e várias famílias perderam seus produtos nas machambas.

A população reconhece que as queimadas descontroladas são realizadas por alguns dos seus membros, mas apela às autoridades competentes que intervenham para travar esses maus hábitos.

A fraca produção de castanha de caju, cana-de-açúcar, mangas, entre outros produtos, deve-se a essas práticas nocivas, que são motivados pela caça aos animais, limpeza dos campos e sobretudo uma questão de hábitos.

"Não sei quando e como esta prática, que impede o progresso da agricultura, irá terminar", lamentou um homem de 64 anos, que afirma ter nascido numa época em que essa ação já existia e que continua até hoje.

As futuras gerações precisam das riquezas atualmente existentes. Sem preservação, não haverá continuidade, realçou. (Sele Man)

Post a Comment

0 Comments