Quissanga: mulher agredida por suposta prática de feitiçaria

 

Os casos de violação dos direitos humanos não param em Cabo Delgado. Há dias foi registado no distrito de Quissanga, onde uma mulher de 59 anos foi brutalmente agredida dentro da sua própria residência por um grupo de sete jovens que a acusavam, sem qualquer prova, de prática de feitiçaria.

O incidente ocorreu no dia 03 de agosto, tendo a vítima, que sofrido hematomas no braço e na costela esquerda, após o ataque surpresa.

Sucede que os atacantes invadiram a casa da idosa, e partiram para violência.

Segundo algum ciclo de opinião trata-se de um caso de justiça pelas próprias mãos alimentada por crenças arcaicas e preconceitos profundamente enraizados em algumas sociedades de Moçambique.

De acordo com informações prestadas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), dois dos sete supostos agressores já foram detidos e encontram-se sob custódia policial. 

"A PRM, depois de ter tido esta informação, desenvolveu aquilo que são seus trabalhos de investigação e foi possível neutralizar dois dos sete integrantes deste grupo, que confessaram a prática deste crime. Os mesmos alegam tê-lo feito por acreditarem que a senhora é feiticeira", explicou a porta-voz da corporação em Cabo Delgado, Eugénia Nhamussua.

Garante a porta-voz que, as autoridades continuam em diligências para localizar os restantes cinco membros do grupo que se encontram a monte, com vista à sua responsabilização criminal. 

Um dos acusados admitiu ter feito actos que violam os direitos da cidadã de cerca de 60 anos, justificando que tinha certeza que vítima era uma feiticeira.(AA)

Post a Comment

0 Comments