Há secenta quilômetros da sede do distrito do Lago, provincia de Niassa, encontra-se um pequeno povoado no meio de uma floresta, denominado Chissindo, floresta esta que esconde as riquezas naturais que existem, uma delas é o tabaco, produzido e vendido fora do distrito.
Em Chissindo o tabaco é uma das culturas de bandeira, produzido nas margens do rio Nsinje, que alimenta os mercados dos distritos de Sanga e Lichinga; mas o admirável é que, na sede do próprio distrito do Lago não se vende tabaco.
Mussa Saide, um dos produtores fala do rendimento, um rolo de tabaco seco, de 2 kgs a 3 kgs custa 450 a 500 MT, o que estimula muitos os produtores a apostarem na produção e comercialização daquela cultura'" o tabaco rende muito dinheiro, nós produzimos e os clientes vem de Maniamba, Macaloge( distrito de Sanga) e cidade de Lichinga", afirmou Mussa.
Era expectante ver também a produção de horticulas nas margens do rio Nsinje, mas apenas o tabaco, que pinta de verdade as margens do rio.
Mussa explica o porquê,"as pessoas Preferem produzir apenas o tabaco do que horticulas porque o tabaco dá muito dinheiro, diferente das horticulas". disse.
Macabeu Momade, chefe do Posto Administrativo de Lunho,incetivou a população a continuar a produzir aquela cultura de rendimento, e lamentou o facto de não haver via de acesso que permitiria entrada de viaturas, por forma a facilitar o escoamento e entrada de produtos. (Davide Muianga)
0 Comments