Foto Ilutrativa
Uma equipa de patrulhamento da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial em Afungi interceptou uma embarcação à vela/motor que transportava mais de quatro toneladas de madeira, proveniente da vila-sede de Palma, norte de Cabo Delgado. Entre os detidos estão nacionais.
Tudo indica que a madeira foi cortada mas densas florestas do distrito de Palma ou em seus arredores.
A operação ocorreu na manhã do dia 07/08/2025, por volta das 5 horas, durante uma ronda de rotina. A equipa de serviço, composta por dois barcos que seguiam em patrulha, abordou a embarcação que vinha atrás e constatou que esta transportava madeira sem qualquer documentação legal relacionada com a exportação, revelou uma fonte que pediu para não ser identificada.
Durante a fiscalização da primeira embarcação, o outro barco que seguia à frente suspeitou da situação e prosseguiu viagem a Tanzania, sem saber ao certo o que se passava com o seu companheiro. A equipa não conseguiu perseguir a segunda embarcação porque o piloto do barco patrulha recusou-se a fazê-lo.
As embarcações utilizadas nas patrulhas naquela zona não são tripuladas exclusivamente por agentes da polícia há uma combinação de agentes policiais e civis contratados pela empresa Total. A polícia já solicitou a realização de patrulhas exclusivamente com efectivos policiais, mas a empresa não aceitou a proposta até ao momento.
Segundo a fonte, a embarcação apreendida e os indivíduos que nela se encontravam estão sob custódia policial no Comando Distrital de Palma, onde o processo deve seguir trâmites subsequentes.
Segundo a fonte, a equipa de patrulha, é comum observar movimentos de embarcações naquela zona durante as manhãs, mas, até há poucos dias, não sabiam ao certo se essas movimentações estavam relacionadas com a pesca ou com outras actividades razão pela qual evitavam abordagens.
Fontes indicam que este
tipo de atividades não começou recentemente, e o Comando Distrital de Palma
afirma que irá investigar o caso até identificar o verdadeiro proprietário da
madeira, conforme foi prometido na ocasião. (Mozanorte)
0 Comments