Última hora: Pescadores envenenam rio Lugenda e colocam em risco a vida humana, de búfalos e peixes

População tenta levar carne de búfalos mortos por veneno tradicional no rio Lugenda

É uma situação extremamente preocupante dado que fotos postas a circular nas redes sociais, mostra homens ao lado dos búfalos mortos, o que pressupõe que querem a carne daqueles animais mortos por veneno para consumo.

A comunidade do distrito de Mecula, na província do Niassa, está em alerta após o envenenamento das águas do Rio Lugenda, supostamente perpetrado por pescadores locais. Há relatos de morte de animais como búfalos e várias espécies de peixe.

O incidente ocorreu esta quinta-feira (21) e resultou na morte de nove búfalos e uma quantidade significativa de peixes, gerando preocupações sobre os riscos à saúde da população.

Fontes locais relataram que os pescadores utilizaram substâncias tóxicas (plantas nativas) para capturar peixes, uma prática que, além de ser ilegal, compromete a qualidade da água e a fauna aquática. Há família que usa a mesma água para o consumo e outras actividades.

Devido a gravidade da situação, Mozanorte sabe que uma equipa do sector de agricultura vai ao terreno para entender mais sobre este acontecimento que mexe incluindo aos activistas ambientais e de saúde. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments