Agente da PRM desabafa os seus sentimentos em Cabo Delgado

 O agente que exerceu liberdade de expressão e pensamento.

Um agente da Polícia da República de Moçambique (PRM), afecto à Força de Intervenção Rápida, desabafou os seus sentimentos através de um vídeo gravado no distrito de Palma, enquanto se encontrava em serviço no Teatro Operacional Especial de Afungi (TOEA). 

O vídeo foi publicado na plataforma TikTok no dia 08/09/2025, por volta das 14 horas, horário de Moçambique.

O agente, natural de Nampula e pertencente ao Batalhão Misto de Namaua, está destacado em Afungi há cerca de um mês. A gravação do vídeo ocorreu após a inauguração da estrada pavimentada que liga Quitunda a Senga, em Palma com uma extensão de aproximadamente 2 km, obra essa inaugurada pelo governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.

Durante o seu discurso no vídeo, o agente criticou duramente o comportamento do governo e dos dirigentes, acusando-os de desperdiçar dinheiro público em obras e eventos sem relevância. 

Segundo ele, o Estado contrata empresas de construção, sobretudo chinesas, que oferecem preços baixos, mas entregam serviços de má qualidade. Mesmo assim, os altos dirigentes aparecem para fazer inaugurações de obras mal executadas.

“É uma grande vergonha”, repetiu várias vezes, lamentando que, no dia das inaugurações, convocam toda a imprensa TV Miramar, TV Sucesso, TVM e até a TV de Lily Wayne de Moçambique para cobrir o evento. 

A mesma notícia é transmitida repetidamente ao longo do dia: de manhã, à tarde, à noite e até de madrugada. O agente frisou que, desde o tempo colonial até agora, muitas estradas nunca foram reabilitadas.

Ele também afirmou que os subsídios entregues a governadores ou administradores para participarem de inaugurações de Postos de Transformação (PT) ou fontenários poderiam ser melhor investidos em sectores prioritários, como a educação, por exemplo, na compra de carteiras escolares.

 "É por isso que o país nem consegue fabricar pilhas ou baterias de telefones. É uma vergonha", disse o agente, acrescentando que tinha mais críticas a fazer, mas decidiu destacar apenas esse ponto.

Ao final do vídeo, o agente faz um aviso: pede às pessoas que "tirem as minhocas da cabeça", deixando claro que as suas palavras não são contra o partido nem contra a PRM, mas sim um desabafo sobre a vergonha que sente perante o governo moçambicano.

O vídeo, publicado há menos de 24 horas, já ultrapassava as 500 mil visualizações.

Após a ampla repercussão, o agente começou a ser constantemente chamado pelos seus superiores para prestar esclarecimentos sobre as declarações feitas no vídeo, no mesmo ponto da província onde se encontra destacado, de acordo com uma fonte próxima a ele. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments