A Vila Municipal de Chiúre, sul de Cabo Delgado está às escuras, devido à falta de manutenção da iluminação pública nas principais vias da autarquia. É preciso usar lâmpadas de telemóvel ou lanternas. O município está em silêncio e a eletricidade de Moçambique também perante um problema possível de resolver.
A título de exemplo, a principal via que liga a estrada nacional, com postes de iluminação que partem do edifício do Conselho Municipal de Chiúre até ao bairro de Micone, encontra-se às escuras desde a passagem do ciclone Chido.
Os utentes deste troço na sua maioria alunos que frequentam a Escola Secundária de Kuphe, situada no bairro onde também se localiza o edifício do Conselho Municipal queixam-se da falta de reposição das lâmpadas nos postes, danificadas pelo fenómeno tropical Chido. Esta situação aumenta a sensação de insegurança, especialmente num momento em que o distrito é ameaçado pelo terrorismo.
"Esta via está assustadora por falta de lâmpadas, mas ganhamos coragem porque ali na montanha abriram aquele novo complexo", relata um aluno residente no bairro de Namiuta, na vila autárquica de Chiúre.
Importa recordar que a edilidade procedeu à eletrificação de todos os bairros que compõem a vila, porém, em alguns pontos, a rede carece de manutenção sobretudo nas principais vias públicas, mais utilizadas pelos munícipes. (Celestino Carlos)
0 Comments