SDSMAS de Muidumbe reage a alegações de nomeações irregulares e diz que os denunciantes só querem manchar o sector


O Governo do Distrito de Muidumbe, através do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), emitiu à (13) de setembro um comunicado oficial em resposta a alegações denunciadas ao Mozanorte, pelos funcionários que davam conta de supostas nomeações irregulares e violação de direitos laborais.

O Mozanorte recebeu denuncia de funcionários do SDSMAS de Muidumbe dando conta que havia promoção e mudanças em cargos de chefia sem seguir os procedimentos legais o que punha em risco a integridade da função pública.

Em reacção, através de um comunicado, o SDSMAS classificou as alegações dos denunciantes como infundadas e difamatórias, assegurando que todas as nomeações e cessações foram realizadas "de forma criteriosa e transparente", obedecendo aos trâmites legais e administrativos", explica.

"Nenhum funcionário teve o seu vínculo, categoria ou remuneração prejudicados", reforça o comunicado.

No que toca às brigadas móveis de saúde, frequentemente enviadas a comunidades de difícil acesso em Cabo Delgado, o Serviço esclarece que estas actividades são parte de uma estratégia distrital aprovada pelas autoridades locais e realizadas com total conhecimento e coordenação com as forças de segurança.

"Estas deslocações não são arbitrárias, mas sim acções de saúde pública que visam garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde, mesmo em contextos de maior vulnerabilidade", lê-se no documento.

O SDSMAS repudiou ainda “qualquer tentativa de difamação” pelos funcionários que possa comprometer a imagem da instituição, assegurando que estão em curso diligências junto das autoridades competentes para apurar a os denunciantes e responsabilizar conforme os mecanismos legais em vigor.

Entretanto, o comunicado não explicou sobre a existência de nomeação de pessoas que não têm vínculo com o estado, mas assegura que todo procedimento foi legalmente tratado. (Mozanorte)

Post a Comment

0 Comments