Imagem de ilustração
No dia 18/08/2025, foi encontrado um corpo sem vida no Centro de Pesca de Mussirimage. O chefe daquele centro, na manhã de segunda-feira, comunicou o ocorrido às autoridades, tendo sido constituída uma equipa multissetorial composta por membros da PCLF, Saúde, INAMAR e CCP.
Contudo, a referida equipa multissetorial não conseguiu deslocar-se ao local dos factos para realizar o exame cadavérico, devido a dificuldades de transporte. Tratava-se do cidadão dado como desaparecido desde o dia 13/08/2025, em vida identificado como Ossufo Mathucula, de 25 anos de idade.
Ossufo era natural e residente em Colope, no regulado de Tamuea, no posto administrativo de Quinga, em Liupo, onde exercia a atividade de mergulhador na embarcação denominada Yahari. No momento do desaparecimento, ele havia mergulhado para remover uma rede de pesca que estava presa nas pedras.
As buscas resultaram na localização do corpo. Devido à falta de meios para transportar a equipa multissetorial ao local dos factos e ao avançado estado de decomposição do cadáver, foi orientada a remoção do corpo pelas autoridades locais, com posterior entrega aos familiares para a realização das cerimónias fúnebres.
As autoridades marítimas, CCP e PCLF continuarão a promover palestras nas praias, especialmente nos centros de pesca mais frequentados pelos pescadores do posto administrativo de Quinga, dada a recorrência mensal de situações semelhantes naquela zona do distrito.
Mozanorte já havia publicado uma nota há dois dias, quando o desaparecimento foi reportado. As autoridades competentes estavam no terreno e, conforme prometido, trazemos agora mais detalhes sobre o caso. (BP)
0 Comments