No âmbito da implementação do Fundo do Desenvolvimento Local (FDEL), recentemente anunciado pelo presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, foram capacitadas nesta quarta-feira (27-08), na vila de Metangula, no distrito do Lago, provincia de Niassa, as comissões que serão responsáveis por avaliar e aprovar os projetos.
No distrito do Lago foram criadas duas comissões, uma do nível distrital e outra municipal e fazem parte das comissões: os técnicos do Serviço Distrital de Planeamento e Infraestruturas, Serviço Distrital de Actividades Econômicas e da secretaria distrital, líderes comunitários, chefes dos postos administrativos, acadêmicos, agentes econômicos e membros da sociedade civil.
Luís Janeiro Mussengue, Chefe da repartição de planificação na secretaria distrital e ponto focal no âmbito do FDEL, disse que, após a capacitação das comissões, será feita a divulgação do fundo nas comunidades, para posteriormente receber-se os projetos dos proponentes, que serão avaliados a partir dos Postos Administrativos até às Comissões Distrital e Municipal," após a formação das comissões, os passos subsequentes, primeira será a divulgação dos fundos anivel das comunidades, depois recepção dos projetos, e os aprovados, os mutuários serão capacitados", explicou Janeiro.
Por outro lado Luiz janeiro, disse que são elegíveis para este fundo, os projetos das áreas de: Agricultura,pesca, avicultura, hotelaria e serviços; e 60% dos projetos a serem aprovados serão de jovens.
De salientar que, no âmbito do Fundo do Desenvolvimento Distrital(FDd), na era do presidente Guebuza, há pessoas que até neste momento não reembolsaram na totalidade o valor emprestado. (Davide Muianga)
0 Comments