Foi por conta disso que houve uma orientação de se encontrar uma matrona local, na sequência da preocupação da falta da unidade sanitária, apresentada pela população de Chissindo, o que faz com que muitas mulheres daquele povoado dê parto fora da unidade sanitária e sem assistência de um profissional de saúde.
Joisse Saide é uma das mulheres que apresentaram a preocupação da falta da unidade sanitária, com grande impacto nas mulheres que quando aproxima-se o nono mês de gestação, têm ficado preocupadas porque não sabem como será o último dia ( dia do parto), por conta da distância que separa o povoado e a sede da localidade, onde se encontra a unidade sanitária mais próxima, aliada a via de acesso deficitária, que só permite a passagem de motorizadas e biscicletas, o que culmina em partos a caminho do hospital, até mesmo morte de mulheres.
"Nós as mulheres de Chissindo estamos muito preocupadas pela falta do hospital, não conseguimos ir fazer peso todos os meses, quando chega o dia de parto usámos mota e biscicletas, e isto não nos ajuda, há mulheres que dão parto pelo caminho e outras morrem antes de chegar; Pedimos ao governo para nos ajudar assunto do hospital aqui na zona," lamentou.
Em jeito de resposta, o chefe do Posto Administrativo, Macabeu Momade, orientou a população de Chissindo a seguir exemplo dos outros povoados, a procurar uma mulher experiente que irá funcionar como matrona, para localmente fazer assistência as mulheres grávidas no momento de parto, por entender que a distância constitui um factor de risco para as mulheres.
"Uma mulher grávida, sair daqui para Tulo ( sede da localidade) não é fácil, então, enquanto esperamos que um dia tenhamos um hospital, podem indicar uma mulher experiente aqui em Chissindo, que irá assistir as nossas mães no trabalho de parto, é possível ou não, depos é só saber agradecer a essa mãe, dar algum valor para comprar sabão para lavar as mãos depois do trabalhos de parto, esta não é decisão do governo, mas é uma experiência de outros sítios," disse Macabeu.
De salientar que o povoado de Chissindo dista um pouco mais de 30 quilómetros da sede da localidade Mepoche, e sem estrada para passar ambulância. (David Muianga)
0 Comments