Mulheres transformam pedras em oportunidades de negócio em Chuanga

Na província do Niassa, distrito do Lago concretamente no bairro de chuanga, vila de Metangula, um grupo de mulheres chefes de família tem-se destacado no sector de construção civil, dedicando-se ao negócio de processamento e venda de pedras para o sustento das suas famílias. 

As empreendedoras têm encontrado uma fonte de renda sustentável ao partir e vender pedras para a construção, essas mulheres muitas delas são chefes de família, enfrentam desafios diários mas a determinação e a resiliência as impulsionam a transformar suas vidas por meio de trabalhos duros, utilizando instrumentos como: martelos e picaretas. Elas partem grandes pedras e transformam em brita que são vendidas a construtores que saem em diferentes lugares.

"Este trabalho é muito duro mas nós não temos outro negócio a não ser partir pedras, mesmo que por mês aparecem as vezes 3 clientes, e com esse trabalho nós conseguimos sustentar nossas crianças e vivemos independentes dos nossos maridos " afirmou Lurdes Saide uma das empreendedoras do grupo.

Para além do sustento das famílias, algumas mulheres dizem ter conseguido construir casas melhoradas através do mesmo negócio.

"Através deste negócio de partir pedras eu faço estudar meus filhos construí minha casa melhorada, afirmou uma das mulheres.

Casada balde de pedra brita custa 25 a 30 MT, enquanto que a pedra grande, a carrada varia de seis mil (6000) a de mil meticais (10 000), dependendo do tamanho da viatura.

 Aquelas mulheres aconselham as outras para não ficar de braços cruzados e seguir o exemplo delas, por forma a melhorar o estilo de vida das suas famílias, apesar de ser um trabalho duro. Davide Muianga

 

Post a Comment

0 Comments