Um menor de 10 anos de idade, dado como desaparecido desde o dia 2 de setembro, foi resgatado pelas autoridades policiais no território do Malawi. Em conexão com o caso, um cidadão residente no distrito de Mecanhelas foi detido, acusado de sequestro.
De acordo com relatos da tia da criança, o menino desapareceu em plena luz do dia, após ser enviado do mercado para casa com uma tarefa doméstica. “Ele nunca mais regressou”, lamentou a familiar.
Dois dias após o desaparecimento, a tia foi surpreendida com uma informação vinda do Malawi, indicando que a criança havia sido encontrada naquele país, sob custódia das autoridades locais. Conforme o depoimento do menor, “um indivíduo o abordou no mercado, levou até sua residência, onde foi trancado até o anoitecer, e depois transportado para fora do país”.
As autoridades judiciais moçambicanas confirmaram a detenção de um suspeito em Mecanhelas, que já responde por um processo-crime de sequestro. “O indivíduo está sob custódia e as diligências continuam”, afirmou Matias Ribeiro, procurador da República no distrito de Mecanhelas.
Ribeiro acrescentou que, só neste ano de 2025, o distrito já registou quatro casos de desaparecimento de pessoas, dois dos quais envolvendo menores de idade. “É uma situação preocupante que exige maior vigilância comunitária e colaboração com as autoridades”, alertou o magistrado.
As investigações prosseguem para apurar os contornos do caso e eventuais ligações com redes de tráfico de menores. (Jaime Paculeque)
0 Comments