A pronta intervenção das autoridades locais pôs fim a um conflito de limites de machambas que gerava tensão entre famílias do povoado de Maoga, na localidade de Njesse sudoeste do posto administrativo de Macaloge distrito de Sanga, na província de Niassa.
Assim foi reforçando o diálogo, o respeito pela propriedade e a convivência pacífica na comunidade.
No âmbito da mediação, o Chefe da Localidade de Njesse, António Manuel Abudo acompanhado por líderes comunitários, deslocou-se ao local para apurar os factos relacionados à disputa pela delimitação e uso de parcelas agrícolas.
Durante a verificação física das machambas de Ngalidje e após a auscultação das partes envolvidas, foi constatada a ocupação irregular de uma parcela por uma das famílias.
Perante as evidências observadas no terreno, as autoridades tomaram decisões firmes e imparciais, determinando a devolução imediata da área ocupada indevidamente aos legítimos proprietários.
A medida visou restaurar a ordem, prevenir novos desentendimentos e fortalecer a paz social no povoado.
Com a clareza dos factos apresentados, ambas as partes aceitaram a decisão e comprometeram-se a cumprir as orientações estabelecidas, encerrando o processo de forma consensual.
No final da mediação, o Chefe da Localidade Antônio Abuso apelou à unidade e ao respeito mútuo como base do desenvolvimento comunitário, sublinhando que o diálogo e a justiça são pilares para uma convivência harmoniosa.
Entretanto, o Governante reiterou que respeito pelos limites, diálogo comunitário e liderança local ativa, garantem paz e desenvolvimento sustentável. (Ma Mataka)

0 Comments