Registou-se uma grave violação atribuída às Forças de Defesa e Segurança (FDS) no dia 20 de dezembro de 2025, no distrito de Mocimboa da Praia, província de Cabo Delgado.
Circula nas redes sociais um vídeo em que um cidadão de nome Assumane relata ter sido vítima de maus-tratos. Segundo o seu testemunho, afirma que sobreviveu por muita sorte e denuncia que muitas pessoas estão a morrer sem justa causa, alegadamente às mãos dos próprios militares destacados no distrito para proteger a população, mas que, segundo ele, agem de forma contrária.
De acordo com a vítima, foi detido por membros das FADM e submetido a tortura, apresentando várias feridas no corpo. Refere ainda que a população de Mocimboa da Praia vive com medo das próprias forças de segurança, que, segundo o seu relato, frequentam barracas de bebidas de forma desordenada e maltratam os cidadãos.
O homem pede socorro em nome da população de Mocimboa da Praia, denunciando a existência de mortes clandestinas no município. Acrescenta que algumas pessoas são retiradas das suas casas e desaparecem, sem que haja esclarecimentos por parte das autoridades.
Segundo o relato, os militares, em vez de se concentrarem nas matas onde se encontram os insurgentes, permanecem na vila a maltratar a população, estando espalhados pelos mercados, locais de consumo de bebidas e outros espaços públicos. Reforça que a missão das forças era proteger a população local.
A vítima sublinha que os militares foram treinados para combater o inimigo e não para agredir a população civil, reiterando que escapou da morte por pouco.
Afirma ainda que este tipo de violação tem ocorrido com frequência em distritos afetados por ataques terroristas.
Acrescenta que as Forças de Defesa e Segurança dispõem de meios para combater o inimigo, incluindo equipamento militar avançado, mas que, segundo ele, esses recursos não têm sido usados para esse fim, resultando num clima de medo que impede a população de realizar as suas atividades normais.
Por fim, a vítima defende que o governo deveria melhorar os critérios de seleção e recrutamento para as fileiras das FDS, de modo a evitar comportamentos criminosos durante o exercício das suas funções. (Mozanorte)

0 Comments