São muitas as perguntas que os clientes dos chapeiros fazem sobre esta situação. É muito difícil encontrar, na cidade de Nacala-Porto, província de Nampula, um chapa-cem que circule em perfeitas condições.
Na tarde do dia 22 do mês corrente de 2026, um dos nossos colaboradores colocou essa questão às pessoas que se encontravam num dos chapas. Antes mesmo de o motorista responder, alguns passageiros afirmaram que ninguém compra um carro novo para deixá-lo a circular como chapa na cidade.
Segundo eles, as estradas por onde os chapas circulam em Nacala-Porto estão em péssimas condições, cheias de buracos. Mesmo um carro novo acaba por avariar muito cedo, devido aos impactos constantes e a lombas desnecessárias nas vias. Como exemplo, citaram os chapas que fazem o percurso da Cidade Alta para Naherengue.
Muitos dos chapas que hoje fazem transporte urbano em Nacala começaram por circular na rota Nacala–Nampula e, depois de muito desgaste, passaram a operar apenas localmente. Alguns chapeiros que falaram com o Mozanorte responsabilizam o município por não resolver este problema.
Na verdade, a estrada que dá acesso à praia de Naherengue, em Nacala-Porto, é uma grande vergonha. Trata-se de uma praia conhecida e frequentada por turistas e banhistas, mas a estrada não apresenta condições para a circulação de viaturas, razão pela qual muitos acabam por usar motorizadas. (BP)

0 Comments