US de Macomia beneficia novo equipamento hospitalar de mais de 600 mil USD

Por Abel Buruhane 

O sector da saúde em Cabo Delgado recebeu, no dia 21 de Janeiro de 2026, material hospitalar destinado ao Centro de Saúde do distrito de Macomia, recentemente reabilitado após a destruição causada por terroristas em 2023. O equipamento, apoiado pelo PNUD, está avaliado em 674.000 dólares norte-americanos.

Segundo o Director do Serviço Provincial de Saúde, Edson Fernando, este material hospitalar irá melhorar significativamente a assistência à população de Macomia. O equipamento ora recebido inclui camas hospitalares, equipamentos de parto, mobiliário médico moderno e de qualidade, bem como equipamentos para o atendimento de mulheres grávidas e em idade fértil.

“Constam também secretárias para os consultórios médicos com as respectivas cadeiras, armários para conservação de medicamentos e diverso material de escritório”, explicou Edson Fernando.

O dirigente avançou ainda que se trata de um apoio significativo para o sector da saúde naquele distrito. O próximo apoio, segundo indicou, está previsto para o distrito de Quissanga, que também já dispõe de infra-estruturas reabilitadas, estando em curso o processo de mobilização de material e equipamento para a reabertura do Centro de Saúde de Bilibiza.

“Estão em curso muitas outras obras no âmbito da reconstrução após a devastação causada pelos terroristas, sobretudo nos distritos do norte de Cabo Delgado. Algumas dessas obras estão a ser executadas pelo PNUD e outras com o apoio da UNOPS, que está a realizar a reabilitação de infra-estruturas”, disse Fernando.

Na zona sul da província, explicou que existem unidades sanitárias que já foram reabilitadas e inauguradas pelo governador. Nos centros de reassentamento, foram inaugurados cerca de quatro centros de saúde, nomeadamente em Naminawe, no distrito de Metuge; Meculane, em Chiúre; Ancuabe; e Marocane, no mesmo distrito.

“Esses quatro centros de saúde foram construídos para prestar assistência à população deslocada na sequência dos ataques ocorridos nos distritos do norte de Cabo Delgado”, explicou.

Acrescentou ainda que a construção dessas unidades sanitárias facilita o trabalho das equipas de saúde e minimiza o sofrimento da população, que anteriormente percorria longas distâncias para ter acesso às unidades sanitárias ou aos centros de saúde mais próximos.

Post a Comment

0 Comments